Thursday, June 02, 2011






CENICAS CIA DE REPERTÓRIO – 10 ANOS




Leitura Mamãe Não Pode Saber - Foto Carol Lira



No dia 12 de junho de 2011 a Cênicas Cia. De Repertório fará 10 anos de estrada e uma programação especial está sendo preparada para a ocasião. O ano de 2010 marcou o início das comemorações com a montagem do espetáculo Senhora dos Afogados, cumprindo temporada no Teatro Hermilo Borba Filho e participando dos festivais mais importantes da cidade.

A partir desta sexta feira 03/06/2011 uma série de eventos serão realizados em parceria com o espaço MUDA para marcar o mês de aniversário.

Natureza Morta - Foto Toni Rodrigues

PROGRAMAÇÃO 10 ANOS



DIA 03 DE JUNHO DE 2011

Mamãe Não pode Saber – Leitura dramatizada do texto de João Falcão
Onde: Espaço Muda
Horário: 20h
Ingresso: Contribuição espontânea


Leitura Mamãe Não Pode Saber - Foto Carol Lira



DIAS 11 DE JUNHO DE 2011

Que Muito Amou – Livremente adaptado da obra de Caio Fernando Abreu
Onde: Espaço Muda
Horário: 21h
Ingresso: R$ 10,00 (meia para todos)


Que Muito Amou - Foto Diego Pisante




FESTA 10 ANOS e Lançamento Jornal Virtual – Cênicas Acontece – Informativo sobre as atividades do grupo e do teatro local.
Onde: Espaço Muda
Horário: 23h
Ingresso: Gratuito

Após a apresentação do espetáculo todos estão convidados a comemorar os 10 anos com a gente, permanecendo no Espaço Muda para uma conversa agradável ao som lounge de Dj's amigos, tomando uma cerveja gelada e com o palco livre para performances, manifestos, brincadeiras e o que mais o improviso de nossa alma queira. Artistas podem fazer livres performances durante a noite para celebrar os 10 anos junto com a Cênicas Cia.
Queremos todos lá! Será muito bacana!

DIA 18 DE JUNHO DE 2011

Que Muito Amou – Livremente adaptado da obra de Caio Fernando Abreu
Onde: Espaço Muda
Horário: 21h
Ingresso: R$ 10,00 (meia para todos)

DIA 22 DE JUNHO DE 2011

Natureza Morta – De Mário Viana – Projeto Cênicas em Cena – Quarta Bela
Onde: Espaço Muda
Horário: 20h
Ingresso: Contribuição espontânea

Natureza Morta - Foto Toni Rodrigues






CÊNICAS CIA. DE REPERTÓRIO





A companhia nasceu da reunião de jovens atores que estudavam teatro em Recife cujo o seu primeiro objeto de pesquisa foi o Teatro do absurdo. A princípio não havia uma estrutura mais formal de grupo, o que se queria era pesquisar e encenar. A necessidade de encontros semanais para pesquisa, além dos ensaios, foi surgindo à medida que o grupo passou a desenvolver seus trabalhos, entre 2001 e 2004. Como os fundadores em sua maioria eram naturais de Garanhuns, o grupo Cênicas Cia. de Repertório estreou Um Gesto por Outro (2001); Transe (2002); Apaga a Luz (2003); Que Muito Amou (2004) naquela cidade e fez temporadas de cada um desses espetáculos em Recife, além de circular pelo país por diversos festivais. No entanto, com o estabelecimento dos integrantes em Recife, foi se firmando sede na capital. A partir de 2005 o grupo se estabelece definitivamente em Recife e o corpo de atores foi se firmando até a sua formação atual. A primeira estréia em Recife foi com espetáculo Neuroses - a Comédia (2006), fruto do inicio da pesquisa na linguagem dos quadrinhos.
As peças até então eram dirigidas por Antônio Rodrigues. Com o prêmio para montagem de As Criadas (2006),Marcondes Lima e Kleber Lourenço foram convidados para dirigir o esse novo trabalho, seguindo a linha da pesquisa de linguagem iniciado no grupo, tinha-se como inspiração os mangás japoneses.
Dando continuidade a linguagem dos desenhos animados e quadrinhos, chegou a vez do primeiro espetáculo infantil, Pinóquio e Suas Desventuras (2009), realização de um desejo antigo do grupo de montar um trabalho voltado para infância e juventude, tendo como fonte de pesquisa o texto original, onde os elementos não são mascarados como em adaptações mais suavizadas do original. Senhora dos Afogados (2010) de Nelson Rodrigues, marca a volta aos clássicos com uma encenação de Érico José e assistência de Edjalma Freitas; Iniciando as comemorações dos 10 anos da Companhia que se dará em 2011.
O grupo mantêm em repertório os espetáculos: Um Gesto Por Outro; Que Muito amou e Pinóquio e suas Desventuras. O grupo é composto por seis integrantes: Alexandre Guimarães, Ana Souza, Antônio Rodrigues, Bruna Castiel, Sônia Carvalho e Vinícius Vieira; E quatro estagiários: Evilasio Andrade, Ana Catarina Maia, Manu Costa e Manoel Francisco.



MAMÃE NÃO PODE SABER


“Mamãe não pode saber” é um vaudeville moderno: 5 atores e um narrador que se desdobram em 12 personagens, e num momento da peça, essas personas se encontram. Como? Esse é o grande trunfo da peça que fala de temas atuais como a busca desenfreada pela beleza, as artimanhas políticas, os modismos dos adolescentes, os sonhos de cada um.
Sinopse
“Mamãe não pode saber” conta a história de uma família decadente, que enxerga em sua matriarca, a possibilidade de salvação das suas dívidas. Ela é mãe de Dona Glória, uma perua que tenta ganhar a vida com um serviço de auto-ajuda por telefone, mas, é claro, não leva o menor jeito pro negócio. Glória é casada com Arthur, um político desonesto, que, tenta a qualquer custo, deslanchar sua candidatura a deputado, auxiliado pelo não menos corrupto assessor Moreira, mas, em decorrência de sua falta de inteligência, Arthur mal consegue decorar o slogan de sua campanha.
Glória vê em sua filha, Priscila, aspirante a modelo de 13 anos, a grande chance de sair da pindaíba. Mas, para atrapalhar seus planos, Priscila tem Júlia, amiga invejosa que, a despeito de sua beleza faz de tudo para tentar engordá-la. Juninho, seu irmão é um adolescente que segue uma tribo a cada semana, acompanhado de seu fiel escudeiro Zepa.
As armações dessa família vêm à tona quando a iminência da chegada da Mamãe acontece. O grande problema é que ela vem para conhecer a sua neta, e não está ciente das mentiras da família. Mamãe pensa, por exemplo, que Arthur é o Prefeito do Recife, dentre outras mentiras que inventaram pra ela. E de fora, mas não menos participativa existe, Flora, a empregada romântica que sonha ser atriz e a única que entende tudo o que se passa dentro dessa bagunçada família. Inesperadamente surge Wellington, o motorista recém contratado, que fica perdido no meio de tanta confusão e vira objeto de desejo de Flora.
Mamãe, no entanto é seqüestrada ao chegar à cidade, causando certo alívio em todos. Mas para desespero geral, aparece o detetive Gomes com o propósito de desvendar este crime. A trama é descoberta quando, para o delírio do público, os 12 personagens, identificados apenas pelas vozes dos 5 atores, driblam a impossibilidade física do encontro numa passagem antológica. É o ápice da comédia. É teatro em estado de graça.

MAMÃE NÃO PODE SABER
TEXTO: Mamãe Não Pode Saber
AUTOR: João Falcão
DIREÇÃO: Antônio Rodrigues
ELENCO: Alexandre Guimarães, Ana Souza, Antônio Rodrigues, Bruna Castiel, Sônia Carvalho e Vinícius Vieira.
ILUMINAÇÃO: Sergio Costa
PRODUÇÃO: Cênicas Cia de Repertório.







A montagem de "Que Muito Amou" é uma livre adaptação do livro Os Dragões Não Conhecem o Paraíso de Caio Fernando Abreu, um dos maiores contistas contemporâneos, escritor da paixão segundo Lígia Fagundes Teles. Foram escolhidos três contos: Sapatinhos Vermelhos, Praiazinha e Dama da Noite. No elenco, Antônio Rodrigues, que assina também a direção, Ana Dulce Pacheco e Marcelo Francisco.
São contos que giram em torno do amor: amor/morte, amor/saudade, amor/ódio, amor/amor. Caio F. expõe seu universo urbano, denso e poético de maneira crua e direta, porém com uma delicadeza ímpar. Seus textos são recheados de passagens fortes, mas com imagens oníricas e poéticas. São personagens que estão a margem da sociedade, fora da "roda". Os contos falam do amor: amor/morte, amor/saudade, amor/ódio, amor/amor, levado até o seu limite. São personagens que muito amaram e que o fruto desse amor gerou consequências irreversíveis em suas vidas.

QUE MUITO AMOU
Texto: Que Muito Amou
Autor: Livre adaptação da obra de Caio Fernando Abreu por Antônio Rodrigues
Direção, Concepção geral e Adaptação do texto: Antônio Rodrigues
Elenco:
Duvennie Pessôa - Sapatinhos Vermelhos,
Antônio Rodrigues - Praiazinha,
Marcelo Francisco - Dama da Noite
Maquiagem: Cênicas Companhia de Repertório
Mixagem e Edição de Som: Paulo Smith
Voz em Off: Bobby Mergulhão
Plano de Iluminação e Operação de luz: Luciana Raposo
Operação de Som: José Neto
Assessoria de Imprensa: Antônio Rodrigues
Programação Visual: Antônio Rodrigues
Fotografia: Cláudio Malaquias e Antônio Rodrigues
Direção de produção e Produção executiva: Antônio Rodrigues
Assistência de Marketing: Alexandre Siqueira
Realização: Cênicas Companhia de Repertório



NATUREZA MORTA


Dentro das comemorações dos 10 anos a Cênicas Cia. De Repertório lança o projeto Cênicas Em Cena, são solos a partir das improvisações dos atores do grupo, o primeiro resultado será mostrado no projeto Quarta Bela dia 22 de junho de 2011 no Espaço Muda com a atriz Bruna Castiel e direção de Antônio Rodrigues. A cena está in process e o público verá o primeiro olhar sobre a dramaturgia escolhida, a estréia do espetáculo deverá acontecer em agosto de 2011.




Natureza Morta - Foto Toni Rodrigues


Impressionado com a cena retratada pelo norueguês Edvard Munch (1863-1944) no quadro homônimo, o autor Mário Viana criou o monólogo dramático Natureza Morta. Uma mulher na cena de um crime posa para um pintor que registra com seus pincéis o que acabara de ver. A cena é um diálogo com o pintor, que é representado pelo público. Ao seu lado, um corpo inerte na cama.
Livremente no quadro homônimo do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), o espetáculo revela os tormentos de uma mulher, que, depois de assassinar seu companheiro, acerta as contas com sua consciência, enquanto toma coragem para ir atrás de um sonho.

NATUREZA MORTA
Texto: Mario Viana
Encenação e direção de arte: Antônio Rodrigues
Elenco: Bruna Castiel
Sonoplastia: Alexandre Guimarães
Iluminação: Ana Catarina Maia
Maquiagem: Vinícius Vieira.
Produção: Cênicas Cia. De Repertório




CÊNICAS CIA DE REPERTÓRIO
www.cenicascia.blogspot.com
cenicascia@gmail.com
81 9609-3838

No comments: