Friday, September 30, 2011

PLUFT, O FANTASMINHA


Pluft (Raul Elvis), Maribel (Rhayana Fernandes) e Tio Gerundio (Sônia Carvalho)

O grupo Cênicas Cia de Repertório está lançando o “Cênicas Núcleo Paralelo”, onde serão postas em práticas as atividades paralelas à sua pesquisa e que são realizadas no Espaço Cênicas em parceria com o grupo.

O primeiro fruto desta empreitada será o infantil Pluft, o Fantasminha no qual entram em cena atores do grupo e alunos e ex-alunos do curso de teatro ministrado no Espaço Cênicas.

Dando continuidade a pesquisa em cima dos clássicos infantis iniciada com Pinóquio e suas Desventuras, do italiano Carlo Collodi, decidimos beber na fonte de um do maior expoente da dramaturgia para infância e juventude no Brasil, Maria Clara Machado em sua obra de maior destaque: Pluft, o Fantasminha.



Escrito em 1955, “Pluft, o Fantasminha” é a peça mais popular de Maria Clara e até hoje é montada em vários lugares do Brasil e exterior.

A peça conta a história do rapto da Menina Maribel pelo cruel Pirata Perna-de-Pau. O vilão esconde a menina no sótão de uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas: a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e conversa ao telefone com Prima Bolha; o fantasminha Pluft, que tem medo de gente; Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú; e Xisto, o primo aviador que surge de vez em quando para ajudar os familiares. A trama se concentra na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança, que morreu no mar deixando, a sua herança: o tesouro. Mas a grande chave da poesia teatral criada pela autora é a amizade que surge entre a Menina Maribel e o Fantasminha Pluft. Os momentos de comicidade ficam por conta dos amigos de Maribel, o trio clownesco João-Julião-Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.


Pluft, o Fantasminha

Texto: Maria Clara Machado

Encenação: Antônio Rodrigues

Elenco: Raul Elvis, Manu Costa, Brayner Helens, Sônia Carvalho, Rhayanna Fernandes, Rogério Wanderley, Monique Nascimento, Biatriz Ribeiro, Renata Mendes.

Pesquisa Musical: Antônio Rodrigues.

Operação de Som: Vinícius Vieira.

Iluminação e operação de luz: Ana Catarina Maia.

Luzes artesanais: Luciana Raposo.

Adereços: Telma e Sônia Carvalho.

Figurinos: Antônio Rodrigues.

Costureira: Francis Souza.

Desing Gráfico: Alexandre Siqueira.

Produção: Sônia Carvalho e Antônio Rodrigues.

Realização: Cênicas Núcleo Paralelo.

SERVIÇO:


Teatro Barreto Júnior

Estréia 01 até 16 de outubro de 2011

Sábados e Domingos as 16:30h

Ingresso R$20,00 e R$10,00 (meia entrada)

Fone: 81 3355-6398, 9609-3838

1 comment:

Deyse said...

Vou hj!!!!! Doida pra que chegue logo 16:30!!!! Merda para vcs!!! bjão