Wednesday, April 07, 2010

Pinóquio Revisitado
No Recife/PE, a Cênicas Cia. de Repertório encanta plateias com seu primeiro infantil


Yuri Yamamoto
06 Abr 2010 - 01h47min



Teatro, também, é a arte de contar histórias. Vários textos dramatúrgicos, contos e adaptações, ao longo da história do teatro, foram montados e remontados inúmeras vezes.

No que se refere ao teatro infantil é também recorrente montagens que revisitam clássicos da literatura. Mas como remontar, recontar histórias já tantas vezes contadas das mais variadas formas? Como tornar mais interessante adaptações de clássicos infantis para uma geração de crianças cada vez mais antenadas, cercadas por novos heróis, novas aventuras tanto nos quadrinhos como nos desenhos animados e games? A resposta talvez esteja nos próprios clássicos infantis, que, há gerações, continuam encantando, sendo repassados de avós para netos, contados nas escolas, enchendo prateleiras em forma de livros, assistidos em animações e, como não poderia deixar de ser, no teatro.

No Recife/PE, uma companhia de teatro está conquistando crianças e adultos com uma fábula já bem conhecida, mas contada de forma primorosa, dando um frescor à trama. A companhia é a Cênicas Cia. de Repertório e a história é a do bonequinho de madeira que queria ser gente: Pinóquio. O espetáculo Pinóquio e Suas Desventuras, do diretor Antônio Rodrigues, que também assina o texto livremente inspirado na obra de Carlo Collodi, é bem sucedido em suas propostas, utilizando linguagens dos quadrinhos, desenhos animados, metateatralidade e teatro de bonecos, sendo o primeiro espetáculo infantil da companhia, que formou-se em junho de 2001.

A história todos nós já conhecemos e o diretor fez questão de ser o mais fiel possível ao conto original, para trazer à tona questionamentos que são mascarados em versões mais suavizadas, segundo Antônio Rodrigues.

Montar um espetáculo infantil era um sonho do grupo que, quando finalmente decidiu, começou a se encontrar e compartilhar memórias da infância de cada ator e atriz.

Após pesquisar diversas dramaturgias, eles resolveram voltar aos clássicos infantis em seus originais. Foi então que bateram o martelo por Pinóquio, quando viram que a história do boneco de madeira não é sobre a mentira, e sim sobre a autonomia, a construção dos valores através das experiências vividas.

O diretor comenta que seu maior desafio foi dialogar com esse universo sem cair nas armadilhas da subestimação da inteligência das crianças. Para ele, a criança não precisa que a linguagem seja facilitada para seu entendimento, mas que seja clara e objetiva. Além disso, o teatro infantil deve levar à reflexão.

O espetáculo não tem previsão para vir a Fortaleza, mas várias peças infantis estão em cartaz aqui na cidade, além de contações de histórias em espaços
alternativos. É só ficar antenado, arrumar a meninada e fazer um passeio pelo universo lúdico do teatro. Abraços e até mais!
--
CÊNICAS CIA DE REPERTÓRIO
www.cenicascia.com.br
www.cenicascia.blogspot.com
cenicascia@gmail.com
81 9609-3838

No comments: